A importância de esterilizar mamadeiras


Mesmo que fonoaudiólogos e dentistas não recomendem o uso de mamadeiras e chupetas, pois o uso de ambos pode ser prejudicial na formação da arcada dentária e na fala, além de prejudicar a amamentação, sabemos como é fundamental no nosso dia a dia, por isso, pelo menos, é imprescindível saber esterilizar esses apetrechos prevenindo doenças e infecções.
Existe uma legião de bactérias e vermes nesses utensílios, devido a umidade constante, presença de alimento e conato com a saliva, pragas que só são exterminadas depois que esses utensílios são adequadamente fervidos.
Pelo fato de o sistema imunológico do bebê ainda não estar completo a vulnerabilidade é grande, todo cuidado é pouco. Sapinho, infecções do sistema digestivo e diarréias são doenças que podem ser provocadas pela má higienização e esterilização dos bicos artificiais devido ao sistema imunológico imaturo do bebê, quando frequentes podem atrapalhar o crescimento.
 
 



        "O leite é um material orgânico e, por isso, pode se tornar um ótimo veículo de cultura de bactérias", explica Pedro Paulo do Amaral Corrêa, pediatra e neonatologista da Maternidade e Hospital São Luiz. A esterilização evita que esses germes - que podem estar tanto na saliva quanto nos resíduos de leite instalados na mamadeira - cheguem ao organismo do recém-nascido."Até os nove meses de vida, o bebê ainda não consegue se defender dos invasores, pois seu sistema imunológico está em desenvolvimento", diz o pediatra. A esterilização recomendada é através do aquecimento da mamadeira. O calor em tempo suficiente e a uma temperatura adequada consegue destruir quase todos os germes que estiveram em contato com a mamadeira.

Primeiro uso
Mamadeira, bico, tampa, chupeta, qualquer item destes deve ser fervido por pelo menos 5 minutos em fogão convencional ou em microondas, estando cobertos completamente pela água.
Depois de cada uso
Depois de o bebê fazer uso, os bicos devem ser limpos com sabão neutro e água corrente com escovas próprias para a higienização de mamadeiras, disponíveis em lojas especializadas.
Sempre que o bebê for utilizar a mamadeira ou a chupeta deve-se fazer novamente a esterilização (ferver por cinco minutos). Limpeza e esterilização são procedimentos diferentes. A limpeza se destina à remoção de resíduos, enquanto que esterilização refere-se à eliminação de bactérias e germes.
Onde devem ser guardadas as mamadeiras esterilizadas?

Assim que acabar a esterilização, não deixe as mamadeiras paradas no local onde foram esterilizadas (boiando dentro da panela, por exemplo). Elas devem ser retiradas da água, secadas e guardadas em local limpo, como um pote plástico, por exemplo.
Cuidado especial:
Nunca refaça uma mamadeira com ela sem estar devidamente higienizada, as bactérias em grandes quantidades podem causar diarreia, febre, desidratação, fezes com sangue, e, em casos extremos, podem levar o bebê à morte, devido à fragilidade do organismo nessa fase da vida. Em pequenas quantidades as bactérias são quase que inofensivas por isso é preciso ter cuidado ao manipular e higienizar a mamadeira.

Quando é a hora de trocar a mamadeira.

Especialistas recomendam que as mamães fiquem atentas a alguns indícios de que é chegada a hora de aposentar a mamadeira velha e comprar uma nova. Além de se tratar de um cuidado com a mamadeira é uma questão de saúde e segurança para seu bebê. Os indícios que podem indicar a hora da troca são:
Bico da mamadeira descolorada. Esse é um dos sinais de que o bico está se deteriorando correndo o risco de alguns pequenos pedaços se desprenderem.
Um teste simples é esticar a parte de cima do bico, se ele retornar a posição original é sinal que está tudo bem, caso contrário ele não está mais apropriado para uso.
Se apresentar qualquer rachadura ou rasgo ela deve imediatamente ser desprezada. O mesmo acontece com a garrafa, rachaduras podem acumular resíduos e favorecer o aparecimento de bactérias.
A troca dos bicos artificiais deve acontecer a cada dois meses, pois existem dobras que podem ser difíceis de serem limpas e acomodarem germes e bactérias.
Hoje temos diversas marcas co preços acessíveis para deixar esta tarefa mais prática e organizada, pois também é legal não misturas os utensílos próprios do bebê com os da cozinha da casa.

Fonte: Revista Crescer, Drquerido e Dona Papinha
 
 

Comentários
0 Comentários

0 comentários:

Postar um comentário