Treinamento Para Prevenção Emocional

Centro de Terapia da Família (CTF) promove o Treinamento de Pais, um passo importante para estabelecer relacionamentos saudáveis com foco no manejo com os pequenos.





Quando pensamos em nos proteger de alguma doença, a prevenção é a saída. Optamos por vacinas, atitudes que nos afastam dos riscos, entre outras formas. Principalmente se os riscos estiverem ligados aos nossos filhos. Mas, muitas vezes acabamos por esquecer outro processo que exige cuidados prévios, a prevenção emocional dos nossos pequenos. 

É comum que as dúvidas sobre educação e de como lidar com as crianças sejam permanentes e, em muitos casos, tirem o sono de pais e cuidadores.

PREVENÇÃO EMOCIONAL É CONSTRUÇÃO DE RELAÇÕES SAUDÁVEIS

E foi, justamente com foco na importância do manejo com as crianças e na necessidade de consolidar relações saudáveis que o Centro de Terapia da Família (CTF), com sede em Novo Hamburgo (RS) desenvolveu o Grupo de Treinamento de Pais, com foco na prevenção emocional e também na orientação sobre o desenvolvimento saudável de uma família, para que os pais estejam capacitados para lidar com as emoções, pensamentos e comportamentos dos seus filhos. “Pensando nisso, desenvolvemos um grupo onde serão treinadas habilidades e estratégias de manejo assertivas para serem utilizadas com as crianças”, explica a psicóloga Mirela Manfro que ministrará o treinamento ao lado do também psicólogo Guilherme Ebert, ambos especializados em Terapia Cognitivo Comportamental com Crianças e Adolescentes. As primeiras turmas começam o treinamento em 18 de abril, com encontros nos três turnos.

Segundo Mirela, as emoções têm um papel fundamental no nosso desenvolvimento pessoal. “Todas as relações que possuímos e, também, as que iremos desenvolver futuramente, passam pelo entendimento socioemocional, pela prevenção emocional no processo de crescimento das crianças e adolescentes. Por este motivo, destacamos a importância de um acompanhamento especializado na área”, completa.

COMO DESENVOLVER A PREVENÇÃO EMOCIONAL

O programa que destaca a prevenção emocional na vida dos pequenos é montado em 5 encontros de 90 minutos de duração e está dividido da seguinte forma:

Introdução – Primeiro encontro: Apresentação dos pais e explicação sobre o que é treinamento de pais e como ele funciona.

Segundo encontro: Explicações sobre a faixa etária de desenvolvimento, comportamentos naturais da idade, horas de sono, alimentação. Emoções: quais são as básicas e as secundárias. Aprender a estimular os filhos a expor suas emoções. Como validar as emoções dos filhos. Aprendendo sobre modelagem a partir das emoções.

Terceiro Encontro: Investigação sobre os comportamentos: quais os mais difíceis de lidar – os que trazem mais prejuízos. Como os limites podem mudar os comportamentos e a importância de estabelecer limites. Como reforçar e punir comportamentos desejáveis e indesejáveis. Como devo me comunicar com meu filho. Como unir firmeza e amor.

Quarto Encontro: Treinar habilidades de contenção, comunicação e estabelecimento de limites. O que são comportamentos opositores e desafiadores. Quais são as principais características destes quadros. Estratégias de manejo para serem utilizadas com esses comportamentos.

Quinto Encontro: Resiliência: o que é e como ela funciona para prevenir dificuldades posteriores. Empatia como promoção de saúde. Fechamento: Feedback de como está o desenvolvimento em casa, revendo estratégias, finalizando com últimas dúvidas.

DURAÇÃO

Os encontros serão semanais com duração de uma hora e meia, cada (caso seja necessário faltar a um dos encontros, este poderá ser agendado pessoalmente com um dos terapeutas para recuperar o que foi trabalhado). No máximo 8 pessoas por grupo. Os encontros acontecerão pela manhã à tarde ou à noite, dependendo da organização de cada um.  

LOCAL: CTF – Centro de Terapia da Família – Av. Nações Unidas, 2475, sala 703. Centro, NH/RS.

PÚBLICO ALVO: Pais – diante das novas configurações familiares e do tempo de cada família, um dos integrantes do casal, e/ou cuidadores de crianças.     

INVESTIMENTO: R$ 150,00 por pessoa, por encontro.  

Interessados por favor enviar seus dados para: miramanfro@terra.com.br

Informando: Nome completo, telefone, e-mail, nome dos filhos e idades e interesse de turno (manhã, tarde ou noite). Os organizadores entrarão em contato.

Sobre os organizadores:

Mirela Manfro da Silva: Psicóloga Clínica no CTF – Centro de Terapia da Família, formada desde 2006 pela UNISINOS. Especialista em Terapia de Família e Casal pela “Accademia di Psicoterapia Della Famiglia”, em Roma, Itália. Especialista em Terapia de Família e Casal pela CLIP – Clínica de Psicoterapia e Mediação, em POA/RS. Especialista em Terapias Contextuais com formação em Terapias de Terceira Geração pelo CEFI – Centro de Estudos da Família e do Indivíduo, em POA/RS. Formada em TRI – Terapia de Reciclagem Infantil pelo InTCC, em POA/RS. Psicóloga nomeada perita pelo Fórum de NH, atuando em avaliações psicológicas de crianças, adolescentes e famílias. Autora de diversos artigos para jornais e revistas no estado. 

Guilherme Ebert: Psicólogo Clínico no CTF – Centro de Terapia da Família, formado desde 2013 pela UNISINOS. Especialista em Terapia Cognitivo – Comportamental na Infância e Adolescência formado pelo INFAPA, em POA/RS. Especialista em Terapia Cognitivo – Comportamental formado pelo InTCC, em POA/RS. Psicólogo nomeado perito pelo Fórum de NH, atuando em avaliações psicológicas de crianças, adolescentes e famílias. Formado em TRI – Terapia de Reciclagem Infantil pelo InTCC, em POA/RS. Autor de diversos artigos para jornais e revistas no estado. Autor de capítulos de livros sobre a infância e violência nas escolas.


Fonte: www.temaspreferidos.com.br

Comentários
0 Comentários

0 comentários:

Postar um comentário