Crianças x Animais de Estimação

Oi gente! Tudo? Hoje vou falar aqui alguns dos benefícios de se ter um animal de estimação em casa. Quem tem sabe o quando a presença deles faz nossos dias mais especiais e o quanto são importantes pra família toda! Por aqui temos dois peludos! O Buddy e a Amora, que são os xodós do meu filho. Eles brincam, assistem tv juntos, ganham beijo de boa noite e aí por diante, é uma relação de muito amor.



Algumas pesquisas da Universidade de Melbourne – Austrália, já divulgada tempo atrás, apontaram que as crianças que tiveram algum tipo de animal até a idade de cinco anos, posteriormente se tornaram mais resistentes a algumas doenças. Enquanto isso, aquelas que não tiveram a experiência de ter um animalzinho de estimação, estavam mais propensas a desenvolver alergia e infecções de ordem respiratória. Outro estudo comprova que problemas respiratórios começam a se desenvolver na adolescência. O fato de respirar o pó de casinhas de cachorros e até pelos de gatos, demonstraram que o organismo humano desencadeia uma proteção natural conta o vírus RSV, responsável por diversas infecções e problemas respiratórios. 
Os peludos - ou cuscos - também prestam sua contribuição com o desenvolvimento social e emocional dos pequenos proprietários. Para uma convivência saudável, a criança deve ser ensinada a respeitar as necessidades, os limites e até a privacidade do animal. Entenderão que têm uma companhia para brincadeiras, horas alegres ou tristes, mas que não é como um brinquedo. Precisam de atenção, respeito e amor. E, convenhamos, quem ama os animais é muito capaz de amar e tende a estender esse sentimento à todas as formas de vida.

Conheça alguns benefícios que os animais podem trazer às crianças.


  • Responsabilidade
  • Relacionamento
  • Desenvolvimento físico
  • Saúde


Ter um animal requer cuidados e estes cuidados, orientados pelo adulto, estimulam a autonomia e a responsabilidade. Cuidar da limpeza do bichinho e do seu habitat, cuidar da sua alimentação, medicá-lo quando necessário, também favorece o desenvolvimento do vínculo afetivo e a lidar com os mais diversos sentimentos, da frustração à alegria e até a morte. E nesta relação entre a vida e a morte que o animal de estimação tem um papel muito importante, a criança aprende a lidar com a perda, com a dor.


A partir da convivência com animais, a criança aprende a se relacionar com as outras pessoas, desenvolvendo a sensibilidade, a observação, a compreensão e os sentimentos de solidariedade, generosidade, zelo, afeto, carinho e respeito.


Os animaizinhos também podem ser fortes aliados no desenvolvimento físico das crianças através de brincadeiras e exercícios. Os cães, por exemplo, exigem caminhadas diárias, isso pode incitar a criança a fazer passeios e jogos ao ar livre.


Além do afeto, os animais também podem produzir outros benefícios para a saúde. As terapias assistidas por animais são capazes de promover melhoras físicas, sociais, emocionais e cognitivas humanas. Os animais são indicados para pessoas com deficiências sensoriais (cegos e surdos), dificuldades de coordenação motora (ataxia), atrofias musculares, paralisia cerebral, autistas, portadores de Síndrome de Down, distúrbios comportamentais e outras afecções.


Comentários
0 Comentários

0 comentários:

Postar um comentário